sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Energia

“Um corpo sem energia, largado é um corpo vida.
É para ser carregado e não para dançar”.
Edwis Torres.

“Coloque energia no movimento”, “coloque energia no corpo” e por aí vai. Estamos tão cansados de escutar estas frases em aula que não damos mais importância. Mas, de que energia esses professores tanto falam?


Os alunos na sua maioria confundem essa energia com força localizada. “Braço firme” – fala o professor. E o aluno aperta a mão com força concentrada. Entretanto, a energia falada se refere à força resultante da contração muscular do posicionamento correto de articulações e ossos. Porém, devemos saber (sentir) a diferença entre contração e tensão. A energia dissipada pela contração muscular funciona como uma corrente que estabelece a comunicação entre diversas partes do corpo, o que chamamos de corpo integrado facilitando o comando para a execução dos movimentos, tanto para quem comanda como para quem é comandado.

Durante a aula o aluno copia o movimento, que na sua maioria acredita estar fazendo o corretamente, em consequência das repetições, que é um método mecânico, e, sentir o corpo a partir dele torna-se mais difícil. Tomemos como exemplo nosso cotidiano: levantamos, deitamos, sentamos, andamos, porém nunca paramos para sentir como produzimos esses movimentos. Eles já estão condicionados.

Quando conseguimos colocar energia em nosso corpo além dele ficar integrado, também alcança um estado de alerta, permitindo respostas imediatas para a execução dos movimentos solicitados, seja pela condução do cavalheiro, pelo comando da sua mente, seja pelo comando da música.

A contração muscular tão solicitada para dançar, não a curto prazo, também promove ganho de massa muscular, fortalece a musculatura e, consequentemente a proteção das articulações.

Lembre-se que para dançar a dois, deve haver equilíbrio de força entre os corpos, gerando uma resistência, facilitando a comunicação total, dando como resultado uma leve e harmoniosa dança.

Edwis Torres

Bibliografia:

Nanni, Dionísia, Dança Educação Princípios, Métodos e Técnicas. Rio de Janeiro, Sprint, 2002.

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